[FUGSPBR] CPUTYPE ?

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Seg Jul 5 18:42:42 BRT 2004

William David Armstrong wrote:
> Existe algumas pequenas diferencas no P2 XEON e  no p2  comum sim.
>
> Algumas serie de instrucoes  que so somente estao no XEON. e nao no P2
> comum  alem do cache L2.

Pode citar alguma?

> Que foi a jogada da intel ganhar uma fatia de mercado com um processador
> proprio pra uso em servidores. com
> desempenho superior aos cpus usados no mercado de usuarios final.

E essa diferenca está toda no cache, de maior tamanho e maior velocidade.
Tambem muda o encapsulamento, de slot 1 para slot 2, o mesmo do PIII.

Tentei achar uma referencia da Intel para provar, mas o melhor que achei foi
isso aqui:

http://www.zen26266.zen.co.uk/Xeon.htm

> Compilei o  buildworld  e kernel  com   opcoes pra  p2  senti uma  leve
>  diferenca principalmente no boot.  um pouco mais  rapido do que no i686.

FreeBSD 4 ou 5?

No 4 não vai haver nenhuma diferenca, pois o p2 vira i686.  Mesmo no 5 tenho
minhas duvidas, pois o p2 é apenas um PPro com outro encapsulamento, instruções
MMX, e quase nenhuma outra diferenca.

> Nada exepcional  mas  um  pouquinho mais  rapido.

Tem certeza que não foi efeito placebo?