[FUGSPBR] Novo MSN X NAT

Everton - Matrix suporte2 em matrix.com.br
Ter Jul 6 10:54:10 BRT 2004

Olá amigos da lista,

Questões relativas a este assunto já foram postadas muitas vezes na lista, e
eu mesmo já fiz alguns questionamentos, mas eu gostaria de algumas opiniões
e/ou esclarecimentos...

Alguém conseguiu colocar a parte de audio das versões novas do MSN para
funcionar? Digo as versões novas pois a Microsoft andou mudando a tecnologia
de RTP (Real-Time Transfer Protocol) do MSN, que era h323 se não me engano,
para SIP, e desde que isso aconteceu, o audio não funciona mais...

Nas versões antigas, o problema poderia ser aparentemente resolvido
redirecionando a porta 6901 através do NAT, mas isso agora não resolve mais
o problema...

Segundo a própria Microsoft, não é possível utilizar AV (audio e Video) das
versões novas do MSN sobre NAT...isso pode ser confirmado através do link:
http://www.microsoft.com/technet/prodtechnol/winxppro/deploy/worki01.mspx
onde se lê:

"IM and Presence information are implemented through a mediating server with
a direct TCP connection initiated by the client when using .NET Messenger or
Exchange IM. This should not present any NAT or firewall issues. Sessions or
connections initiated by clients external to the NAT device do not succeed
because the internal client cannot provide the NAT-translated address to the
peer. In the case of AV, this applies to calls made by the internal client
to the external client because the external client is the one initiating the
SIP session. If the external client calls the internal client, the failure
occurs later in the process. The internal client can send the SIP invite to
the external client, but the address passed in this invite is incorrect."

Lá também diz, que esse problema pode ser em partes contornado se utilizamos
um "application layer gateway" (ALG), para resolver esse problema do SIP. Eu
pesquisei na net sobre alguma solução para FreeBSD desse NAT e ALG e
encontrei um projeto aparentemente em andamento, mas sinceramente eu não o
entendi muito bem, e gostaria de saber se alguém o conhece. Ele é chamado de
NAT-PT e pode ser visto no site:
http://www.eurescom.de/~public-webspace/P1000-series/P1009/doc3_1.html Se
alguém conhecer e tiver uma opinião sobre ele, eu agradeceria... :-)

Ao meu ver, uma solução para quem quer utilizar o AV do MSN sobre NAT seria
manter instalada uma versão mais antiga do MSN, como a 4.5 ou 5.0....pelo
menos até uma solução mais concreta ser apresentada...Alguém
concorda/discorda?

Bem, desculpem-me pelo assunto que pode já estar um tanto "batido", mas se
alguém puder me ajudar eu ficaria grato.

Um Grande Abraço a Todos.

Atenciosamente,

Everton