[FUGSPBR] Provedor de acesso com o FreeBSD

Ronan Lucio ronanl em melim.com.br
Qua Jul 14 19:04:07 BRT 2004

Amaury,

> Sou iniciante na lista, e tbm no sistema FreeBSD.
> Em minha cidade estou implantando um mini-provedor de acesso a Internet, e
> gostaria de utilizar o FreeBSD.
> Acontece que tenho um sócio(!!!) que insiste no Linux, e segundo ele o
> FreeBSD e o Linux são a mesma coisa só mudando a origem dos dois.

No seu caso a alternativa mais sensata seria optar pelo Linux,
que o sistema o qual vocês já têm conhecimento.
Não seria uma atitude coerente migrar todo o sistema da sua
empresa para uma plataforma a qual você não têm conhecimento.

Eu, particularmente, sou muito mais FreeBSD, mas falando especificamente
do seu caso, onde existe um "negócio" em jogo, opte pelo sistema o qual
você saberá resolver os problemas quando eles ocorrerem.

Aprenda o FreeBSD paralelamente e vá substituindo os servidores
ao poucos.

> Gostaria que vcs, por serem usuários mais experientes me indicassem uma
> versão Stable do FreeBSD e se possivel alguma literatura sobre o assunto,

Eu aconselharia você a começar pela versão 5.2.1.
Tenho rodando em todos os nossos servidores perfeitamente e sem
problemas... ou pobrema, como diria a Solange (poxa, essa foi horrível).

Literatura:
O ideal é começar pelo handbook (http://www.freebsd.org)
Você também pode encontrar um suporte em português (se idioma
vir a ser um problema) com a SamaBSD e com a empresa do Jean
Milanez (eles fazem parte da lista).

> argumentos sobre as vantagens do FreeBSD também seriam de grande valor.

Eu penso que o FreeBSD é mais prático para se administrar.
No Linux por exemplo, para se atualizar um servidor (programa)
que tenha uma séria de dependências, muitas vezes é um verdadeiro
parto... :-/
Além disso as distrubuições do Linux dão um grande enfoque aos
Desktops, o que significa que se você fizer a instalação padrão
de algumas distribuições do Linux, ele vai instalar tantos programas
que vão fazer do seu servidor um peneira.

Mas um Linux bem instalado também é uma boa opção e você
pode configurá-lo de forma a ficar bem seguro.

[]s
Ronan