[FUGSPBR] OFFTROPIC - Valor Hora

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Dom Jul 18 05:22:17 BRT 2004

Suporte Matik wrote:

>sinto muito, mas o senhor está totalmente confundindo coisas ...
>
>o que classifica profissionalidade com certeza não é o "pacto de
>preços" !!!
>
>se você entende como organizar a criação de uma organização que
>
>1. Avalia a capacidade do interessado
>2. Certifica a capacidade do interessado
>3. Garante a integridade dos certificados
>
>já estariamos mais próximos de serviços profissionais ...
>
>Mas isto é só uma opinião ...

    Eu não gosto muito de certificados. Alguns me parecem
chalatanismo. Outros pura jogada de Marketing para obter
dinheiro com cursos e provas, e paracer aos clientes do produto,
sendo eles reais ou potenciais, que existem profissionais
competentes para trabalhar com o produto.

    Uma amiga conseguiu o MCSE+I sem praticamente fazer
curso. Ela estudou em casa, mas ela acabou fazendo provas de
assuntos que nunca tinha usado na prática, só tinha lido na
apostila do curso. Aparentemente não tinham muitas perguntas
do tipo de coisa que não tem na apostila, mas se você usa no
dia a dia você sabe bem. Era prova para formar "certificados".

    Indústria dos certificados. "Faça o curso, faça a prova, e passe.
Olhe bem, tem que fazer o curso para poder passar na prova. E
agora será um profissional altamente gabaritado para trabalhar
no nosso produto."

    Se fizer uma prova de certificação para FreeBSD, sugiro que
coloquem algumas coisas do tipo, que se você realmente usa,
você vai saber responder. Sugito uma parte da prova em frente
de um sistema, para forçar o candidato a consultar as man pages,
para saber quanto ele saberia se virar numa situação nova.

    Talvez criando certificados ganhemos credibilidade, mesmo
que ilusória: "Olhe na qualificação dele, ele é certificado!". Tem
gente, especialmente os que não sabem nada do assunto, que
olha os certificados, e não pensa o que ele realmente pode
representar. Aí aparece um cara cheio de certificados básicos da
Cisco, da M$, da Oracle, sem realmente ter um grande valor, e
ganha um bom emprego, mesmo sem ter usado os sistemas para
os quais ele foi certificado. E o cara que já usou aquilo tudo
por anos não ganha o emprego por não ter um certificado.

    Por isto que, se formos criar um certificado, ele terá que ser
sério, para impedir que um mero usuário de Windows XP pegue
o Handbook do FreeBSD, leia e passe. Sugiro algumas questões
típicas de usuário Unix, para consultar man page na hora.
Resolver um problema sério sem rebootar a máquina, etc.
Pode ter perguntas de outros Unix também, como diferencial.
Fazer um shell script básico. Atualizar o Ports Tree e instalar
um port (perdendo pontos se não der o make clean depois).
Compilar um Kernel.

    Pode ser prova com consulta, feita para pensar, etc. (Isto
me lembra o que um amigo meu falou: "O Unix é um sistema
operacional muito bom, mas só tem um problema, exige
cérebro.".)

    A prova pode durar um dia inteiro, ou mais, como maratona,
ao contrário das provas que a minha amiga fez, que eram um
questionário no computador, que o próprio computador dava a
nota, tudo "padrãozinho", e que durava só uma hora,  custando
US $ 100.00. Bem indústia dos certificados.

       João Rocha.

PS: Acho que eu sou um pouco iconoclasta.

--

goffredo em goffredo.eti.br
goffredo em gmail.com