[FUGSPBR] OFFTOPIC - Valor Hora

Manoel Fonseca Neto manoel em omegatec.net
Dom Jul 18 20:51:54 BRT 2004

Olá,

Estou com dois servidores em plataforma BSD 5.2.1, rodando squid.

Alguém saberia como posso tornar estes 2 servidores redundantes?  O ideal
seria distribuir carga entre eles, mas se houver uma forma de tornar um
Master e outro Slave, sendo que o slave assuma o controle apenas em caso de
falha do master já seria muito bom.

Alaguem pode me ajudar, ou tem experiência, nesta questão de redundância e
distribuição de carga em servidores BSD?

Obrigado!

Manoel Fonseca Neto

----- Original Message -----
From: "Suporte Matik" <asstec em matik.com.br>
To: <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Sunday, July 18, 2004 2:48 PM
Subject: Re: [FUGSPBR] OFFTOPIC - Valor Hora

On Sunday 18 July 2004 13:52, Eduardo Alvarenga wrote:

>   Bem, depende do Linux em questão. Usuários "formados" em RedHat
>   por exemplo, só sabem o que é rpm. São raros os usuários que
>   conhecem técnicas de compilação e instalação manuais. Outro foco
>   é a própria administração de sistemas que fica presa a GUIs
> nessas distribuições mais "famosas". Se os "profissionais
> certificados" RedHat não tiverem aqueles scripts e GUIs
> automatizadas na mão, nada garante que eles saberão usar o
> ifconfig manualmente por exemplo.

certo,então vamos tentar de sincronizar a linha de pensamento
seguindo:

>   Em resumo, distros Linux facilitam muito a administração, mas em
> sua maioria não ensinam como resolver problemas. Isso não acontece
> em sistemas BSD. Existe automação, mas ela não bitola o usuário
> que a cada dia busca saber cada vez mais o sistema "a fundo".

aqui vc já tocou no assunto, esta administração que você diz aqui é
aquela caseira, igual como aquela de buscar a famosa receita de
bolo, não é bem por aí ... na minha opinião os cursos devem ser
direcionadas claramente ao UNIX nativo e isto começa para mim no

- - boot e init
- - [c]sh ou seja shell scripting
- - administração [remota]
- - C básico
- - [g]make

a partir daqui o aluno tem condições de entender o que ele está
fazendo.

Usar um pkg_add ou 'make install clean' qualquer um sabe fazer igual
como no Linux um rpm ou apt-get ... para isso mesmo não precisa de
um curso e tb nenhum conhecimento de Unix, isso é como no Windows
clicar num .exe - mas tb igual como no Windows estes sistemas
costumam de estar instáveis ou inseguros

>   Não concordo. Em outras palavras as certificações se traduziriam
> em KDE/GNOME, Apache, MySQL/PostgreSQL, Samba, etc. O que seria
> ideal é uma certificação para o SISTEMA OPERACIONAL e não para
> seus aplicativos adicionais.

bom, entendi a sua posição e não me expliquei muito bem. Cada parte
exige um cuidado especial para obter um sistema otimizado - o que na
minha opinião é o fascinante do Unix - ou seja a preparação para ser
um Desktop ou um DB-Server, não queria dizer de que seja abordada a
instalação e configuração do MySQL por exemplo.

Acredito porém de que SAMBA, igual como cups, lisa, SSHD, FTPD,
sendmail e semelhantes deveriam fazer parte de um curso UNIX por ser
nativos ou pelo menos íntimos.

>   Um profissional certificado Apache, consegue administrar apache
> em Linux, BSD, Solaris, AIX, Mac OS X e até Windows pois afinal o
> produto é o mesmo portanto não seria uma certificação BSD.

perfeito
entendo tb que estes programas já teriam um curso específico, sendo a
maioria dos parametros comuns para as distribuições *nix

- --

Infomatik
implementamos asas na sua rede.
(18)222.3345 (18)8112.7007
Participe na lista de segurança,
recebendo as mais importantes notícias na hora
Entre em http://info.matik.com.br e participe.
Mensagens sem assinatura GPG não são nossas.
Messages without GPG signature are not from us.