[FUGSPBR] OFFTOPIC - Valor Hora

Ronan Lucio ronanl em melim.com.br
Ter Jul 20 10:33:18 BRT 2004

João,

>     Os cursos parecem ser muito bons, mas contava como em
> Maio a última turma, e só tinha em Florianópolis. Eu gostaria
> de fazê-lo. Mas o curso é uma passada pelas ferramentas que
> falam lá. Se for dar cada uma a fundo pode demorar meses
> para terminar os cursos. Eles já são uma maratona de final de
> semana. Mas pelas horas-aula já dá para ter uma boa idéia de
> cada um dos assuntos.

Mas isto vai acontecer com várias certificações.
Você já estudou (ou é) certificação Cisco?

É preciso estudar tudo sobre protocolos, camadas, cabeçalhos
TCP/IP e etc.
Apesar de sabermos que não se usa todo esse conteúdo para
configurar um roteador, muitas vezes é preciso saber como as
coisas funcionam por baixo para saber o porquê do problema.

O sistema Unix é um universo, e para administrar um ISP, não
basta apenas conhecer sobre FreeBSD.
Pelo que eu intendei (através dos títulos), a certificação da Sama
é baseada nesse fator.

E eu até acho certo, afinal de contas não adianta o profissional
saber tudo de FreeBSD e não saber aplicá-lo de uma forma
produtiva na empresa.
Veja, quem tiver um certificado em Administração de ISP vai
poder provar que além de saber mexer com FreeBSD, ele vai
poder implementar soluções para o provedor.
Isso para o profissional certificado é um diferencial a mais.

[]s
Ronan