[FUGSPBR] samba + XP

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Sex Jul 23 16:51:32 BRT 2004

Nilton Jose Rizzo wrote:
>  	So aproveitando a mensagem ....
>
> 	Tinha uma rede com win9x funcionado perfeito com samba sem criptografia
>
> 	Para colocar o XP tive que alterar para o samba crioptografar a senha
> 	mas ainda assim nao funciona exatamente como os win9x, ou seja
> 	tenho que cadastrar todos os usuarios no XP para que ele stenha acesso
>
> 	Andei procurando por ai e vi que para isso funcionar era necessario
> 	logar no dominio e para isso precisa de ums emulacao para o AD do XP
> 	e no samba para isso e necessario o ldap, isso processede? ainda
> 	nao testei ...

     Nao procede.  Basta pensar: se exigisse AD, as redes com servidor
NT não poderiam ter clientes XP, e isso seria um tiro no próprio pé.
(Quanta letrinha!)

     Voce tem sim, que colocar o samba como servidor de dominio e mandar
o XP logar no dominio.  Não é complicado.  Basta configurar o samba para
usar as senhas internas (e nao mais as senhas do /etc/passwd) e
registrar as "contas" de máquinas.  Qualquer tutorialzinho de samba com
domain deve ser simples de seguir.

     Colocar com AD no samba já é possível, dizem, mas me pareceu ainda
complicado.  E exige samba 3.