[FUGSPBR] quota

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Qua Jul 28 10:29:44 BRT 2004

Rodrigo Graeff wrote:
> ~       A limitação de quota por disco é bem rigorosa, acho que não
> seria recomendável para ser aplicada à um servidor de e-mail, legal

     Como não?  O que voce faz para limitar o espaço de cada caixa postal?

> seria utilizar quotas virtuais que alguns sistemas de e-mail fornecem,
> como o qmail/postfix e o courier-imap/pop3 porém não deva ser

     Desses só conheco o postfix, e o que ele faz não é quota.  Ele muda
a configuração de processos e configura os resources para um tamanho
maximo de arquivo de 50M (configurável).  Com isso, a mensagem de erro
que dá é de erro de escrita, e não de quota cheia, complicando a vida
dos usuários.  Além disso, essa limitação só controla o tamanho
individual de cada arquivo, e não o espaço usado em vários arquivos,
como é o caso se voce usa maildirs ou imap folders.

> impossível de contornar este problema, primeiramente verifique se o
> teu mta (sendmail) possui algum add-on ou patch para poder suportar
> quotas virtuais, o mesmo para o teu pop3/imap. Caso contrário, tu
> deverá realmente usar quota de disco.
>
> Abraço,

     Verifique se o openwebmail, ou talvez o seu cliente pop3 precisam
escrever no mesmo diretorio onde estão os arquivos de email.  Se o disco
estiver cheio, esse temporário não vai poder ser criado.  Soluções:
trocar o programa, ou configurar para escrever o temporário em outro
lugar, sem quota.