[FUGSPBR] Desmistificando o SCSI

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Dom Jun 6 01:26:16 BRT 2004

    Desculpe-me pelo outro e-mail, mas mandei em vazio por engano.

    Peço ao moderador que o decarte, e não descarte este.

João Carlos Mendes Luís wrote:

> [...]
> disco.  Fora isso, o disco médio SCSI é IGUAL ao disco médio IDE.
> Muitas vezes o miolo de uma familia é igual, como é o caso do Seagate
> Barracuda.  Só muda a placa controladora.
>
> P) SCSI é mais rápido que IDE?
> R) Isso não tem a ver com SCSI ou IDE, mas com a tecnologia da mídia.
> Se o seu disco é de 10000RPM e tem um seek time de 9ms, tanto faz se é
> SCSI ou IDE (exceto pelo tagged queueing).
> R2) Como os usuários topo de linha fazem questão de SCSI, é natural
> que os discos topo de linha saiam primeiro com interface SCSI.  E com

    Os discos de 15 KRPM só estão disponíveis para os SCSI. E quanto
maior a rotação, menos tem que esperar, em média, para o setor chegar
na cabeça, uma vez que a cabeça chega na trilha.

> [...]
> R) Isso não tem a ver com SCSI ou IDE, mas com a forma como o disco
> foi cuidado, desde o fabricante até o usuário final.  Se voce deixa
> seu gabinete esquentar aos extremos, e tem uma fonte de tecnologia
> suspeita, o disco VAI queimar, seja ele IDE ou SCSI.  Se voce carrega
> o disco da loja pra casa num saquinho de supermercado, balancando de
> pé no onibus, grandes chances que ele queime.
> R2) Em geral quem paga os 50x do SCSI tem dinheiro para manter uma
> sala com ar condicionado sempre ligado, tem um gabinete com fonte e
> ventilação decente, e anda de táxi ou carro próprio.   ;-)

    Outra coisa é que os IDE, em geral, não são feitos pensando na
mesma carga que o SCSI. Os IDE são feitos pensando usuários médios
e com isto dão somente garantia de 1 ano. O SCSI não feitos, em geral
para uso intenso por um longo período, e muitos tem garantia de 3 anos.
Já vi até garantia de 5 anos.

> P) Meu SCSI é Ultra 360, claro que isso é mais rápido que o seu IDE
> ATA133, não?

    É 320, e não 360.

> R) Claro que não.  Essa é apenas a velocidade de barramento.  O SCSI
> tem que ser mais rápido pois podem ter até 15 equipamentos usando o
> mesmo barramento: 360/15 = 24MB/s, enquanto o IDE só tem que dividir
> com até 2 equipamentos: 133/2 = 66MB/s.   E agora, quem ficou mais
> rápido?  Na prática, quem limita a velocidade real do disco é a
> mídia.  Verifique o parametro do fabricante chamado "sustained
> transfer rate".

    A "sustained transfer rate" varia segundo a trilha, pois o número de
setores varia de acordo com as trilhas.

> R2) Com o tagged queueing, o computador pode pedir até 255 (depende do
> HD e da controladora) grupos de setores de uma única vez, em cada HD,
> enquanto o IDE estáq limitado a apenas 1 em cada controladora.  Enfim,
> uma diferença real de desempenho.

    Sob carga pesada isto implica em menos overhead do sistema, e menos
tempo ocioso do disco esperando pelos próximos comandos. Aumentando
o desempenho total do sistema. Sob uma carga baixa o tagged queueing
pode não representar um ganho significativo.

> Se a diferenca de preço entre SCSI e IDE fosse no máximo de uns 50%,
> ou até 100% eu ainda pensaria no caso.  Com os preços que estão hoje,
> só para servidores high-end, e mesmo assim a definição de servidor
> high-end hoje em dia costuma ser mais modesta que micro de usuario de
> joguinho de windows.

    E joguinho não faz acesso pesado à disco, tal como um banco de dados.

    Tem ums outra coisa importante com os discos SCSI, pelo menos com as
controladores Adaptec.  A controladora tem o software de teste do disco e de
reformatação física. Problemas de bad sectors podem ser testaros e
resolvidos
com a ajuda da controladora. O IDE não tem este recurso, o que o torna mais
descartável.

        João Rocha.