[FUGSPBR] OFFTROPIC - Máquina para Servidor

Eduardo Alvarenga eduardo-kw-fugspbr.1acd40 em thrx.org
Seg Jun 7 09:35:54 BRT 2004

On Sun, 6 Jun 2004, Luiz Gustavo wrote:

> Custo pra la de inflacionado pela IBM? Tenha cuidado ao fazer certos
> comentarios sobre contesto de TCO.

  Creio que você não saiba avaliar o real contexto de TCO e está
  realmente blefando. Consiga uma gerência, ou melhor, um trabalho de
  verdade e aí sim você poderá ter uma pequena noção sobre o que
  um equipamento pode custar positivamente e negativamente no período
  de 3 anos para uma empresa.

> A supermicro vende chipsets(nao tenho certeza sobre a mobo em si) para
> a Dell e o comentario nao se aplica. O X da questao e se ele sabe
> realmente o que quer e se possui conhecimento suficiente para comprar
> um hardware bem suportado. A IBM nao dara essa garantia para ele.

  Se eu quiser comprar um carro bom, veloz e que vai me atender sempre,
  mas não souber exatamente como ele funciona por dentro, isso me proíbe
  de comprá-lo?

  É incrível como seu egocentrismo te domina. Em momento algum fiz
  referências a minha preferência pelo hardware IBM -- apenas citei-o
  como exemplo de compatibilidade técnica. Não tenho nada contra os
  outros fabricantes como HP/Compaq, Dell, Apple, etc.

  Quanto à garantia, experimente comprar um Frankenstein em uma loja
  qualquer e ter suporte e solução em até 2 horas em um sábado a
  noite. Como disse anteriormente, conforme a descrição do nosso amigo,
  esse servidor será um banco de dados e suponho que ele vai querer ter
  um mínimo de disponibilidade e garantia -- inclusive nos fins de
  semana.

  A maioria dos gerentes de TI se não me engano preferem gastar
  mais em um equipamento que vai lhes fornecer retorno garantido do que
  gastar menos em algo imprevisível. Isso se chama total cost of
  ownership (TCO).

> Sem contar que em nenhum momento foi mencionado qual o historico de
> modelos disponiveis para aquisicao e seus respectivos ``reviews''.
>
> Rapidamente vejo alguns equivocos no setup dele, mas nada que um caro
> servidor da IBM va resolver. O ultimo micro de alta qualidade da IBM
> que eu abri tinha um chipset da Via...

  E ele é ruim por isso? Um servidor tipo frankenstein e um servidor de
  marca não se limitam em suas diferenças apenas no preço e no logotipo
  que vêm colado no painel da frente do gabinete. Pense um pouco antes de
  criar comparações como essa.

> O bom e velho ``nunca vi ninguem ser demitido por comprar IBM'' nao
> se aplica.

  Mas já via alguem ser demitido por NÃO COMPRAR um IBM.
  Substitua IBM pela sua marca favorita.

  Grande abraço,

  --
  Eduardo A. Alvarenga