[FUGSPBR] AMD64

Gleydson Soares gsoares em gmail.com
Qua Jun 9 16:34:17 BRT 2004

 >Valeu pela dica.
>Compilei o clamav e funcionou bem. Eu nunca utilizei esse AV e tenho
algumas questões:
>- qual a periodicidade de novas definições, tipo, tem agilidade
quando aparece algum vírus novo?
>- estou acostumado com o vscan, que só não pega o beagle em arquivos
zipados com senha (mas deve >ser devido à versão do amavis, perl e
alguns módulos). Qual a eficiência dele?
>- aqui chegam mais ou menos uns 15 a 20 vírus por min. e a carga no
sistema num P4 2,4 fica em >uns 40 a 65% em média. o clamav 'pesa'
muito quando sob 'fogo cerrado'?

Saudações!!

O clamav é um otimo antivirus e nao deixa a desejar. O segredo para
baixar a carga do sistema é usar o antivirus direto com o MTA. Quase
ninguem sabe dessa alternativa e fica sobrendo atoa com a utilização
de programas inuteis como o (amavis , mailscanner ou outro do genero)
que na verdade so serve para consumir recursos. Aqui um de meus
servidores roda com 7.000 users ativos e o load é baixíssimo. OBS: a
rejeição de virus é gigantesca e assustadora, sem contar com as
rejeições de spam(em um filtro proprio). Quem estiver interessado
nessa tecnica, meu artigo esta disponivel no site oficial do postfix
ou quem quiser pode acessar diretamente:
http://www.nerdgroup.org/doc/postfix_clamav.html

Não acho uma boa rejeitar por anexos(.exe .zip .doc), "pois existem
muitos falsos positivos". vc quer seu chefe ou cliente te ligando
dizendo que ele nao esta recebendo email anexados ?

Na esperança de ter ajudado deixo meu abraco,

Gleydson Soares
Analista
gsoares em gmail.com | gsoares em nerdgroup.org | gsoares em fib.br
CTI - Coordenação de Tecnologia da Informação
FIB - Faculdade Integrada da Bahia
http://pgp.mit.edu keyID: 0xBFB24A32