[FUGSPBR] AMD64

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Qua Jun 9 19:28:02 BRT 2004

Gleydson Soares wrote:

>O clamav é um otimo antivirus e nao deixa a desejar. O segredo para
>baixar a carga do sistema é usar o antivirus direto com o MTA. Quase
>ninguem sabe dessa alternativa e fica sobrendo atoa com a utilização
>de programas inuteis como o (amavis , mailscanner ou outro do genero)
>que na verdade so serve para consumir recursos. Aqui um de meus
>servidores roda com 7.000 users ativos e o load é baixíssimo. OBS: a
>rejeição de virus é gigantesca e assustadora, sem contar com as
>rejeições de spam(em um filtro proprio).

    Gleydson,

    Esta solução é capaz de detectar arquivos infectados dentro de um
ZIP, por exemplo? O amavis é recursivo até um nível que você especifica,
e isto garante que se eu zipar um arquivo com virus, e depois arquivar
de novo 10 vezes com diversos compactadores diferentes (zoo, lzh, arc,
rar, etc...), eu tenho chances concretas de detectá-lo...

    Se ele apenas verifica os arquivos anexados diretamente, sem fazer
recursão, é obvio que vai ser muito mais rápido... mas também menos
eficaz (embora isso possa ser questionado tendo em vista que hoje a
maioria dos vírus são worms que enviam apenas um anexo executavel :).

    []s
    Ricardo.