RES: [FUGSPBR] FreeBSD x Linux x MySQL

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Sáb Jun 12 17:39:30 BRT 2004

Renato Frederick wrote:

> [...]
>Creio que a performance do mysql está mais para customização dele (atraves
>do "my.cnf) do que do OS em si.
>
>Quanto ao uso em gateway, você terá mais "agregado" de serviços com uma
>ferramenta do que no linux..
>
>Por exemplo, o ipfw com o dummynet você de cara já tem uma poderosa
>ferramenta de firewall/nat/controle de banda, sem necessidade de download de
>software adicional e com pouquissimas alterações no kernel.
>Outra coisa que eu acho bacana, que uso prá caramba e que no Linux eu tinha
>dificuldade é a facilidade de integração ipfw (count) com o mrtg..

    Eu não sabia que tinha esta integração, então eu fiz uma ferramenta
usando o ipfw (count na maioria das vezes), o Round Robin Database,
um programa em C, e mais uma meioa dúczia de coisinhas, enviando
por e-mail para o servidor de intranet. Depois disponibilizei. Está em:

http://www.goffredo.eti.br/io-judas

    E uma pergunta: Tem como no Linux pegar estatísticas de pacotes segundo
regras? Ou tem que se fazer algum tipo de sniffer?

>Quando meu gerente me exige relatórios gerenciais de utilização de banda por
>serviço/servidor/aplicação em minutos o ipfw me dá a solução.

    Eu mantinha no meu antigo trabalho muitas destas estatísticas
constantemente
sendo feitas.

    Idem.

    Abraços,