RES: [FUGSPBR] FreeBSD x Linux x MySQL

Renato Frederick frederick em frederick.com.br
Sex Jun 11 23:04:56 BRT 2004

Fábio, utilizo o Mysql no FreeBSD para autenticação de email (qmail +
vpopmail + mysql + qmailadmin) e o mesmo se comporta tranquilamente.
Creio que a performance do mysql está mais para customização dele (atraves
do "my.cnf) do que do OS em si.

Quanto ao uso em gateway, você terá mais "agregado" de serviços com uma
ferramenta do que no linux..

Por exemplo, o ipfw com o dummynet você de cara já tem uma poderosa
ferramenta de firewall/nat/controle de banda, sem necessidade de download de
software adicional e com pouquissimas alterações no kernel.
Outra coisa que eu acho bacana, que uso prá caramba e que no Linux eu tinha
dificuldade é a facilidade de integração ipfw (count) com o mrtg..
Quando meu gerente me exige relatórios gerenciais de utilização de banda por
serviço/servidor/aplicação em minutos o ipfw me dá a solução.

Claro que se o seu linux o atende, a migração pode ser feita com estudos e
com calma, do jeito que você está fazendo, e com certeza a opinião da lista
o ajudará a fazer seu case.

Estou em minas (BH), se precisar de Help, pode falar. Em algumas empresas
que instalei o BSD o pessoal da freebsdbrasil deu o treinamento para os
funcionários. O feedback dos mesmos foi bacana (não, eu não ganho nada prá
puxar o saco deles hehe).

Abraços e bem vindo ao BSD =)