[FUGSPBR] Partição, socorro

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Sáb Jun 12 20:25:13 BRT 2004

Iran Lima wrote:

> Caros amigos, colegas e desesperados, tenho um hd de 2Gb e fiz um
> espelho para um hd de 10Gb, gostaria de saber como eu redistribuo as
> partições para aproveitar os 8Gb que ficou livre.
> Certo de que alguem vai ter pena de me
> agradeço
>
> Iran Lima

    Espelho? Você não quer refazer as partições do HD de 10 GB?

    A sugestão é refazer as partições e os sistemas de arquivos, com uma
instalação mínima da mesma versão dos eu FreeBSD. Depois, com o
sistema em single user, monte todos os sistemas de arquivos, e os sistemas
de arquivos novos, do hd de 10 GB, a partir do /mnt. Com todos os
sistemas de arquivos montados dê os seguintes comandos:

cd /
tar cf - --exclude ./mnt .  |  ( umask 0 ; cd /mnt ; tar xf - )

    Isto deve copiar todo o conteúdo de um HD para o outro.

    Se a partição é MSDOS, Windows, etc, então você deve espelhar a
partição, e não o disco, depois de fazer as partições iguais entre os
discos.
Pode usar o sysinstall para criar as partições. E depois criar uma partição
com os 8 GB restantes.

       João Rocha.