[FUGSPBR] Bug em Wireless

Everton - Matrix suporte2 em matrix.com.br
Seg Jun 14 14:26:22 BRT 2004

Bem, não acredito que meu e-mail anterior tenha ficado tão claro...

Me referi a isso como uma falha pois é realmente uma vulnerabilidade no
protocolo IEEE 802.11, mais precisamente no CCA (Clear Channe Algorithm)
usado em conjunto com o DSSS, que faz com que as redes wireless fiquem
vunneráveis a um ataque de DoS.

Vale lembrar que isso não é uma falha de implementação, portanto soluções
como WEP e WPA não vão proteger a rede contra este tipo de ataque, sendo que
todo e qualquer dispositivo 802.11 DSSS, de cartões wireless à access
points, estão vulneráveis.

Segundo o próprio artigo da CERT, não existe uma solução definitiva para
essa falha, sendo que algumas as práticas que podem ajudar a proteger a rede
são:
- Utilizar protocolos que não utilizem DSSS, como o FHSS ou o OFDM.
- Utilizar de barreiras físicas como paredes e elevações para impedir que os
atacantes consigam ficar dentro do alcance da rede. (Essa eu achei
demais...)
- Não utilizar o protocolo em questão em soluções que necesitem de uma alta
diponibilidade...

Maiores informações podem ser encontradas no site da CERT, através do link
http://www.kb.cert.org/vuls/id/106678

Abraços,

Everton