[FUGSPBR] FreeBSD x Linux x MySQL

Alexandre Vasconcelos alexandre em fugspbr.org
Sex Jun 11 15:23:48 BRT 2004

Fabio Rogerio wrote:
> Ola pessoal,

[cut]

> 2 - Vcs acham q vale a pena um estudo profundo e uma possivel migracao para
> o free?

Aqui somos suspeitos pra te dizer isto ;) mas vc tem visto a
estabilidade do FreeBSD em seu link wireless.. aquela velha história: se
não está quebrado, não conserte. Mas se vc sente que algo 'está pra
quebrar', uma migração (ou estudo) é importante.

> 3 - Penso em colocar em pauta um migracao por etapas, primeiro os servidores
> de rede, (firewall, nat, gw) depois servidores de arquivos e o principal pra
> mim, o Servidor de Banco de Dados (MySQL). Vale a pena investir no free em
> todos esses seguimentos?? (ouvi dizer de algumas incompatibilidades com o
> MySQL)

Tudo que vc citou (e mais) é prefeitamente possível no FreeBSD. Migrei
muita coisa aqui de MS pro FreeBSD, também por etapas, estou super
satisfeito, joguei a caixa de aspirina fora!
Vc pode instalar uma máquina FreeBSD com MySQL de testes, fazer um dump
do seu banco lá, e fazer testes, veja vc mesmo! Caso seu banco tenha
características específicas, talvez uma customizada no kernel e no
sistema de arquivos seja necessária.
A propósito, nunca ouvi que o MySQL tinha problemas com o FreeBSD, vc
pode citar a fonte?

> é isso ai pessoal, me desculpem pelo extenso email, sei q é dificil, mas
> peco uma analise imparcial sobre esse estudo de caso.
> So pra concluir, to pensando em fazer um curso de free, vc recomendam o da
> freebsdbrasil??

Claro. Nunca participei do curso, mas pelo nível do pessoal da FreeBSD
Brasil, recomendo de olhos vendados ;)
Se vc estiver aqui em Goiânia em julho estamos planejando uma turma de
Fundamentos em FreeBSD no Senac.. se tudo der certo teremos uma turma
avançada também ;)

Abraços,
--
Alexandre Vasconcelos