RES: RES: [FUGSPBR] OFFTROPIC - Máquina para Servidor

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Seg Jun 14 16:45:07 BRT 2004

Renato Frederick wrote:
> Full duplex, ligadas com cross over :)

     Esse é o problema.  Tem certeza que estava em full duplex?   O auto-detect
dá muito problema, principalmente quando voce liga fabracantes diferentes.
Normalmente eu forço um full duplex no rc.conf quando eu sei que não deve ser
modificado.

> Pensei até ser problema da máquina backup que não era tão boa assim (pentium
> III 256RAM).
> Mas com a 3com a taxa de 80MB mantem-se até agora

     Quando testar com uma GigaBit, avise.  Quero saber se dá alguma diferença.
  Teoricamente, não deveria, pois o limite está abaixo de 100, mas na prática
tudo muda.   ;-)

> Nao sei se era problema de placa, porque testei ao todo 4 placas.. 1 par de
> d-link e 1 par de VIA, que no final mostraram ser, pelo DMESG, o mesmo
> chipset.. Inclusive a revisão, conforme postei no email :)

     vr(4) Via Rhine II ?

     O manual fala mal desse chipset, mas já tive pelo menos 1 caso de uma
máquina com 3Com que não falava de jeito nenhum com a rede, e que funcionou bem
melhor com uma vr.  E não era nem em FreeBSD, para colocar a culpa no driver.
Era num Windows 2003 server.

> Xô xô xô dlink!

     Também já tive experiência com uma DLINK GigaBit (chipset sunshine) que não
me deu problemas num Linux.  Informática é que nem vinho: depende de safra e
armazenamento.

     Teoricamente, placas de rede só dependem do chipset.  O fabricante (dlink,
no caso) só monta o chip numa placa e vende.  Chips bons tendem a fazer placas
melhores, claro.  Por exemplo, placa mae com chipset Intel pra mim é ótima, já
as que vem com chipset Via tem que ser pensadas duas vezes, mas teoricamente,
tem que funcionar.