[FUGSPBR] Split DNS

Renato Botelho renato em galle.com.br
Sex Jun 18 15:34:41 BRT 2004

Ary Junior wrote:

| Pessoal, meus dois servidores DNS, o primario e o secundario estao
| configurados com tres "views" diferentes, uma "view" para uma rede
| interna 10.0.0.0/16, outra para uma externa 192.168.0.0/24 e outra para
| a internet... vejam o exemplo:
|
| ------------- named.conf para ambos os servidores DNS ------------------
| view "interna" {
|        match-clients { 10.4.0.0/16; };
|        recursion yes;
|        zone "valoriza.com.br." {
|                type master;
|                file "valoriza.com.br.int";
|        };
> [...]

Faz sentido, pois quando o secundário conecta no primário pra baixar as
zones, ele cai na última view, e aí traz os domínios que a última view
lhe fornece.

O servidor secundário é interno? Ele também está ligado nas três redes e
precisa fornecer os ips separados?

Caso você precise disso, e ele esteja ligado nas 3 redes, você pode
colocar assim, na configuração do servidor secundário:

view "interna" {
	match-clients { 10.4.0.0/16; };
	recursion yes;

	zone "valoriza.com.br" {
		type slave;
		masters { 10.4.0.1; }; <=== IP do servidor primário
		file "valoriza.com.br.int";
	};
};

view "externa" {
	match-clients { 192.168.0.0/24; };
	recursion yes;

	zone "valoriza.com.br" {
		type slave;
		masters { 192.168.0.1; }; <=== IP do servidor primário
		file "valoriza.com.br.ext";
	};
};

view "internet" {
	match-clients { any; };
	recursion no; <=== a não ser que você queira que a internet toda

~ 			   possa usar seu servidor para resolver
~  			   domínios de terceiros

	zone "valoriza.com.br" {
		type slave;
		masters { 200.x.x.x; }; <=== IP do servidor primário
		file "valoriza.com.br";
	};
};

Eu nunca implementei isso, mas pela lógica deve funcionar.

[]´s
- --
Renato Botelho