[FUGSPBR] Dúvidas PostFix

Everton - Matrix suporte2 em matrix.com.br
Ter Jun 22 11:18:46 BRT 2004

Olá amigos,

É o seguinte, supondo que eu tenha um servidor de e-mails rodando postfix, e
nesse servidor eu tenho 15 contas de e-mail. Eu tenho um domínio válido na
net e tal. Dessas 15 contas eu gostaria que:

5 conseguissem enviar e receber e-mails tanto para rede interna, quanto para
internet;
10 conseguissem apenas enviar e receber e-mails na rede interna.

Há como implementar isso usando o próprio postfix?

Conversando com alguns amigos, sugiram algumas idéias, mas eu gostaria de
opinião de vocês, bem como mais idéias também...

Uma delas seria configurar o postfix para utilizar aquelas expressões
regulares. Existe uma variável no main.cf que permite que uma conta somente
envie/receba e-mail se o sender ou o destinatário pertencerem ao mesmo
domínio que o usuário. Aparentemente esta idéia irá acarretar muito consumo
de recursos do servidor, e deixá-lo um tanto lento.

Outra idéia que surgiu seria bloquear as mensagens através das opções -gid
do ipfw2

E a última idéia, seria ter 2 domínios. Um válido na internet e outro
interno. E em cima disso, fazer um alias para as contas que poderiam
enviar/receber e-mails na internet...

Alguém teria mais alguma idéia ou sugestão sobre esse assunto?

Obrigado a Todos.

Atenciosamente,

Everton Michels