[FUGSPBR] Dúvidas PostFix

Renato Botelho renato em galle.com.br
Ter Jun 22 12:40:34 BRT 2004

Everton - Matrix wrote:

| Olá amigos,
|
| É o seguinte, supondo que eu tenha um servidor de e-mails rodando
postfix, e
| nesse servidor eu tenho 15 contas de e-mail. Eu tenho um domínio válido na
| net e tal. Dessas 15 contas eu gostaria que:
|
| 5 conseguissem enviar e receber e-mails tanto para rede interna,
quanto para
| internet;
| 10 conseguissem apenas enviar e receber e-mails na rede interna.
|
| Há como implementar isso usando o próprio postfix?

> [...]

Bom, eu tenho esse problema aqui na empresa que trabalho, no começo
usávamos sendmail, com uma solução que dava certo, mas era muito fácil
de burlar.

Na época estava querendo usar postfix, pois sempre gostei muito dele,
então comecei a pesquisar sobre o assunto, inclusive aqui na lista, se
você olhar no histórico você deve encontrar mensagens minhas à respeito.

Consegui implementar metade, fazer com que o usuário não conseguisse
mandar mails pra fora, porém ele continuava recebendo, ou ao contrário,
já não me lembro mais.

Então parti para o qmail, e hoje uso o qmail aqui com essa solução
implementada. Sei que não responde a sua pergunta, só estou
compartilhando a experiência que eu vivi referente a esse assunto.

Não pretendo sair do qmail, pois gostei muito dele e me adaptei bem a
ele, mas se você conseguir implementar essa solução, por favor, poste
aqui na lista para que sirva de referência futura.

Agora, quanto a idéia de ter os dois domínios, acho que aí não tem
problema, vai funcionar tranquilo, é que no meu caso eles queriam todo
mundo usando o mesmo domínio.

PS: Se decidir fazer testes com qmail e precisar de ajuda, é só falar.

[]´s e Boa Sorte
- --
Renato Botelho