[FUGSPBR] badsect: dúvida

m0f0x m0f0x em sdf.lonestar.org
Seg Jun 28 15:19:07 BRT 2004

Buenas,

O fsck do FreeBSD não tem a opção -c (check FS for badblocks), como o fsck
do Linux, certo?

Então, no caso, na série 2.x, tinhamos o bad144. No 5.x a única coisa que
pode-se encontrar é o badsect (/sbin/badsect).

Eu pergunto: caso um HD esteja com bad blocks, o sistema vai invocar o
badsect automaticamente ou isso terá de ser feito manualmente?

Da página do manual...

"
BADSECT(8)              FreeBSD System Manager's Manual
BADSECT(8)

NAME
      badsect -- create files to contain bad sectors

SYNOPSIS
      badsect bbdir sector ...

DESCRIPTION
      The badsect utility makes a file to contain a bad sector.  Normally,
bad
      sectors are made inaccessible by the standard formatter, which
provides a
      forwarding table for bad sectors to the driver.  If a driver supports
the
      bad blocking standard it is much preferable to use that method to
isolate
      bad blocks, since the bad block forwarding makes the pack appear
perfect,
      and such packs can then be copied with dd(1).  The technique used by
this
      program is also less general than bad block forwarding, as badsect
can't
      make amends for bad blocks in the i-list of file systems or in swap
      areas.

      On some disks, adding a sector which is suddenly bad to the bad sector
      table currently requires the running of the standard DEC formatter.
Thus
      to deal with a newly bad block or on disks where the drivers do not
sup-
      port the bad-blocking standard badsect may be used to good effect.

"

Sei que HDs IDE são uma nhaca (SCSI são outra história), mas ainda tenho
um sistema (meu desktop) com IDE misturado com SCSI (1 HDD IDE, 1 SCSI).
Sei que o SCSI consegue realocar automaticamente os setores defeituosos
mesmo quando eles começam a "aparecer" (sinal de que o HDD está indo pro
vinagre), já os IDEs, depois que realocam automaticamente os bad blocks
(internamente), e estes começam a aparecer, é mal sinal, e aí eu teria de
ter algo no SO para marcá-los automaticamente...

[]'s,
m0f0x