[FUGSPBR] badsect: dúvida

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Seg Jun 28 16:04:29 BRT 2004

m0f0x wrote:
> O fsck do FreeBSD não tem a opção -c (check FS for badblocks), como o
> fsck  do Linux, certo?
>
> Então, no caso, na série 2.x, tinhamos o bad144. No 5.x a única coisa
> que  pode-se encontrar é o badsect (/sbin/badsect).
>
> Eu pergunto: caso um HD esteja com bad blocks, o sistema vai invocar o
> badsect automaticamente ou isso terá de ser feito manualmente?
>
> Da página do manual...

> Sei que HDs IDE são uma nhaca (SCSI são outra história), mas ainda
> tenho  um sistema (meu desktop) com IDE misturado com SCSI (1 HDD IDE, 1
> [...]

     Eu já falei nessa lista que a maior parte das diferenças entre SCSI e IDE é
psicológica ou comercial.  E o tratamento de bad blocks não é diferente.

     Ambos remapeiam bad blocks automaticamente.  Ambos podem ter problemas com
bad blocks que não param de surgir.  E ambos podem ser jogados no lixo se isso
acontecer.  teoricamente voce pode mandar formatar ambos (no caso do IDE, usando
um programa do fabricante), mas nem sempre resolve, e eu nao confiaria mais
nesse disco.

     Resumindo: Hoje em dia, um programa de mapeamento de bad blocks é inutil.
Se voce precisa, jogue seu disco fora.  ;-)