[FUGSPBR] badsect: dúvida

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Ter Jun 29 13:50:24 BRT 2004

m0f0x wrote:

> Depende, o MTBF de dispositivos SCSI é muito maior. HDDs SCSI duram

     MTBF não depende da tecnologia de transferencia!!!  MTBF depende da
tecnologia da mídia!  Se voce compra disco IDE vagabundo e SCSI de qualidade, o
MTBF do SCSI vai ser maior, mas não é por ser SCSI.

     Já defendi muito SCSI, mas hoje em dia só recomendo para quem precisa de
muito acesso simultaneo (leia-se Tagged Queueing) ou montagens com hotswap
profissional.

> mais  (já tive experiência com isso), assim como DATs SCSI duram mais do

     Também já tive disco SCSI que morreu em menos de 1 semana, e disco IDE com
mais de 10 anos de uso.

> que as  IDE. Uma DAT SCSI chega a durar 6, 8 anos, enquanto que uma IDE
> tem um  MTBF horrível e durou apenas 3 anos.

> Mesmo se o usuário quiser setar uma "box" de testes, com um HD "véio",
> de  1 gB, por exemplo? Não compensa usar o badsect?

     Só se o HD for MFM ou RLL.  Lembram disso?  Acho que o ultimo que saiu
tinha 80Mbytes.  Depois de 40Mbytes já estava tudo saindo como IDE.

     Alguns discos SCSI muito antigos também precisavam do badblock.  E duvido
que alguem aqui tenha chegado a mexer com ESDI.   ;-)