[FUGSPBR] badsect: dúvida

m0f0x m0f0x em sdf.lonestar.org
Seg Jun 28 19:06:37 BRT 2004

On Mon, 28 Jun 2004 16:04:29 -0300, João Carlos Mendes Luís
<jonny em jonny.eng.br> wrote:

>      Eu já falei nessa lista que a maior parte das diferenças entre SCSI
> e IDE é psicológica ou comercial.  E o tratamento de bad blocks não é
> diferente.
Depende, o MTBF de dispositivos SCSI é muito maior. HDDs SCSI duram mais
(já tive experiência com isso), assim como DATs SCSI duram mais do que as
IDE. Uma DAT SCSI chega a durar 6, 8 anos, enquanto que uma IDE tem um
MTBF horrível e durou apenas 3 anos.

>      Ambos remapeiam bad blocks automaticamente.  Ambos podem ter
> problemas com bad blocks que não param de surgir.  E ambos podem ser
> jogados no lixo se isso acontecer.  teoricamente voce pode mandar
> formatar ambos (no caso do IDE, usando um programa do fabricante), mas
> nem sempre resolve, e eu nao confiaria mais nesse disco.
>
>      Resumindo: Hoje em dia, um programa de mapeamento de bad blocks é
> inutil. Se voce precisa, jogue seu disco fora.  ;-)
Mesmo se o usuário quiser setar uma "box" de testes, com um HD "véio", de
1 gB, por exemplo? Não compensa usar o badsect?

[]'s,
m0f0x