[FUGSPBR] badsect: dúvida

m0f0x m0f0x em sdf.lonestar.org
Qua Jun 30 00:15:09 BRT 2004

On Tue, 29 Jun 2004 13:50:24 -0300, João Carlos Mendes Luís
<jonny em jonny.eng.br> wrote:

>      MTBF não depende da tecnologia de transferencia!!!  MTBF depende da
> tecnologia da mídia!  Se voce compra disco IDE vagabundo e SCSI de
> qualidade, o MTBF do SCSI vai ser maior, mas não é por ser SCSI.
Eu sei disso, não mencionei MTBF pela taxa de transferência, e
simplemente, como você fala abaixo, do fato de que IDE não foi feito para
coisas "hardcore". Por isso, simplesmente por isso.

Então, se tem a oportunidade de se possuir um SCSI legal em um
workstation/desktop de uso próprio, eu o faria, porque o sistema ficaria
mais legal (leia oportunidade = dinheiro).

>      Já defendi muito SCSI, mas hoje em dia só recomendo para quem
> precisa de muito acesso simultaneo (leia-se Tagged Queueing) ou
> montagens com hotswap profissional.
É vero, mas, por exemplo, citando outro caso, no caso de gravadoras de CD,
minha primeira foi uma Yamaha SCSI, de 2x. Durou a vida toda. Agora, sofro
com esta bosta IDE (uma HP, que por dentro é uma Sony de pobre, sem
BURN-Proof), tendo de usar atapicam, estas coisas que só deixam a vida
mais complicada...

>      Também já tive disco SCSI que morreu em menos de 1 semana, e disco
> IDE com mais de 10 anos de uso.
Bem, 1 semana então, é defeito de fabricação, aí você apelou nessa
comparação...

>      Só se o HD for MFM ou RLL.  Lembram disso?  Acho que o ultimo que
> saiu tinha 80Mbytes.  Depois de 40Mbytes já estava tudo saindo como IDE.
Ehehe o HDD não é tão antigo assim...

>      Alguns discos SCSI muito antigos também precisavam do badblock.  E
> duvido que alguem aqui tenha chegado a mexer com ESDI.   ;-)
Já vi controladoras ESDI, mas nunca vi os discos :(