[FUGSPBR] badsect: dúvida

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Ter Jun 29 22:09:20 BRT 2004

Joao Rocha Braga Filho wrote:
> João Carlos Mendes Luís wrote:
>    ... delatado ...

>    O SAT prevê Tagged Queueing, mas poucos a implementaram. Um dos
> que implementaram, pelo que eu soube, foi a Seagate. A maioria dos SATA
> do mercado são, na realidade, o PATA com uma interface de conversão. Isto
> também acontece com as controladoras, i.e., a maioria são PATA com
> conversor
> e não dão suporte ao Tagged Queueing.

     Retirado do manual do FreeBSD:

man 4 ata

      hw.ata.tags
      set to 1 to enable Tagged Queuing support, 0 to disable (default is dis-
      abled).  (Only IBM DPTA, DTLA, ICxxxxxxAT, ICxxxxxxAV drives support
      that.)

>    O SATA também prevê o Hot Swap, mas não sei se os discos e as
> controladores
> preveem isto. As 3Ware dizem que prevem isto.

     E o ATA tb...

     Vide:

http://www.google.com/search?hl=pt&ie=UTF-8&q=site%3Awww.promise.com+promise+ata+%22hot+swap%22&lr=

     Hot swap é apenas a capacidade de se colocar ou tirar um equipamento com o
sistema ligado.  Além do suporte de software, o HD tem que ter comandos para
ligar e desligar o motor, e fazer um reset de barramento.  Isso tudo já tem no
IDE padrão.  Só precisa usar uma caixa que permita colocar e tirar o HD sem dar
curto circuito nos contatos de fonte e dados.

>    Existem discos IDE feitos prevendo a qualidade, até dando 3 anos de
> garantia.

     Mesmo esses dão defeito.  Já peguei pelo menos 3 discos ferrados da nova
linha da Sansung, de 120G.  E para não falar mal só do IDE, já vi uma série
INTEIRA de discos SCSI de alto desempenho da IBM ser condenada.  Depois de eu
pegar uns 4 com defeito, o fabricante passou a recolher todos sem perguntar,
antes mesmo de dar defeito.

>    Existem um array de 576 discos Maxtor 160 GB, de 5400 RPMs, em uma
> universidade na alemanha, para receber o backup de toda a universidade.
> Eles
> usaram HDs que eram o top de linha na época, com 3 anos de garantia. No
> primeiro ano de funcionamento 3 pifaram.

     URL????

     Parece com a minha atual politica de backup: usar discos IDE baratos em
RAID de grandes volumes para backup de vários servidores.  Muito mais rápido,
barato e confiável que fita.

>    Eu vi em anúncio, e alguns discos ESDI.
>
>    Mas todas as controladoras SCSI da Adaptec, que eu saiba, dão suporte
> para teste de superfície e reformatação de HD. Uma vez eu estava testando

     A Adaptec gera esse comando e fica PARADA esperando a resposta do disco.
Se voce resetar o micro, o HD continua testando.  Só para quando receber o
comando de reset de barramento do SCSI.

     A formatação do HD é um comando SCSI, que pode ser dado com o camcontrol, e
nos HDs atuais pode muito bem ser apenas um remapeamento da BIOS interna do HD
para zerar e retestar os setores.  Não existe forma no SCSI ou IDE de voce
acessar a superficie do disco, tudo é apenas um bate-papo entre as interfaces de
ambos os lados.  E SCSI ou IDE é apenas o idioma desse bate-papo.

     Pare ser bem sincero, na verdade eu deveria ter dito SCSI ou ATA.  ATA é
uma linguagem (protocolo) de transferencia de blocos, assim como o SCSI ou o
GPIB (alguém aqui já viu discos GPIB num servidor HP?).  Essas linguagens podem
ser usadas para qualquer coisa orientada a bloco, inclusive TCP/IP (vide IP
sobre SCSI).

     Lembram que há algum tempo o FreeBSD mudou de controladora de HD IDE?
Antes era a wd(4), e só mais recentemente veio a ata(4).  O antigo padrão IDE/WD
usava a mesma linguagem de comunicação que os discos MFM/RLL e ESDI.  Somente o
ATA veio trazer inovação ao padrão, tornando-o mais próximo do SCSI (entenda-se
praticamente igual), e com isso permitindo o uso da mesma interface para
controlar CDROM, fita, flopies, ZIP, etc.

     Pode-se definir mesquinhamente que ATA é o conjunto de comandos SCSI sobre
o sistema elétrico do IDE, e é esse tipo de coisa que permite que exista o
device atapicam(4):

      The ATAPI/CAM module allows ATAPI devices (CD-ROM, CD-RW, DVD drives,
      floppy drives such as Iomega Zip, tape drives) to be accessed through the
      SCSI subsystem, cam(4).

      ata(4) and scbus(4) must be configured in the kernel as well.  The SCSI
      target drivers (cd(4), da(4), or st(4)) can then be used to access the
      devices.  The generic passthrough device, pass(4), can also be used to
      send SCSI commands directly to the devices through the CAM API.

> um HD de Seagate 73 GB 10 KRPM, e deu muito bad sector. Perdi a paciência,
> e mandei reformatar. Depois testei de novo e estava Ok. Não sei se ele
> remapeou
> tudo, ou se reformatou e depois testou remapeando os defeitos que sobraram.

     As vezes é suficiente para resolver um problema que pode ter dado no
transporte, ou por problemas de calibração termica durante uma gravação.  Mas na
grande maioria das vezes, esse tipo de HD volta a dar bad sector muito
rapidamente.  Seja IDE ou SCSI.   ;-)

     Na prática, NADA substitui um bom backup em mídia externa ou removível...

                                     Jonny - O paladino do IDE

--
João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny em jonny.eng.br