RES: [FUGSPBR] Off Topic - Qmail

Sérgio José Ferreira sergio em wgo.com.br
Ter Maio 4 18:22:47 BRT 2004

o seu /var está na raiz do HD, e pelo visto, com pouco espaço.

Uma solução é mover o /var para o /usr/var e criar um link simbolico na raiz
apontando pra lá.

o /var/qmail/queue são os emails que estão na fila do seu qmail para serem
entregues aos usuários. A medida que os emails são entregues, o qmail remove
eles da fila.

DICA : Antes de mover o /var, dê uma olhada no comando chflags...vai
precisar dele antes de conseguir mover o /var/empty.

[]'s

Sérgio José Ferreira
WGO Internet

-----Mensagem original-----
De: fugspbr-fugspbr.org-bounces em fugspbr.org
[mailto:fugspbr-fugspbr.org-bounces em fugspbr.org]Em nome de Klereson S.
Bravo
Para: fugspbr em fugspbr.org
Assunto: [FUGSPBR] Off Topic - Qmail

Olá pessoal.

Estou com um problema no Qmail, no diretório /var/qmail/queue esta
enchendo esse dir muito rápido.
cd /var/qmail/queue
#du -h
 97M

#df -hi
Filesystem    Size   Used  Avail Capacity iused    ifree %iused  Mounted on
/dev/ad0s1e   252M   139M    93M    60%   22835     9675   70%   /var

Tem algum procedimento para apagar os arquivos dentro do
/var/qmail/queue ? Ou qualquer outro procedimento para evitar a lotação
rápida desse dir?
Eu andei olhando no arquivo queue-repair, mas estou com dúvidas sobre,
não sei se esse script irá reparar o espaço utilizado, ou se é para
alguma outra especificação.

Obrigado.

Klereson S. Bravo.