[FUGSPBR] usando zebra no free & Balanceamento do uso do Link

Luiz Gustavo lgcosta em intime.com.br
Sex Maio 7 11:27:14 BRT 2004

Marcelo B. disse:
> Realmente uma questao intrigante, mas nao muito dificil de se resolver a
> questao e:
> como vai ser feito o balanceamento, por pacote? ou por interface?
> como ainda nao o fiz, quando fizer comecarei algo do tipo:

na realidade quero balancear o acesso dos pontos (sendo eles ainda com
limite de banda). Algo como:
tenho 15 pontos com limite de 128k
mais 5 com 256k
Digamos que 10 pontos estao consumindo 128 full (um download por exemplo)
e mais 2 usando 256 full.

Eu já nao conseguiria disponibiliar conexão full para esse caras. Qual é a
ideia, incluir mais 1 mega para balancear esses caras e ainda deixar
sobrando para o restante. mas isso de alguma forma aleatoria. balanceando
realmente.

> para balanceamento por pacote tentarei pelo natd com a funcao "prob" do
> ipfw.
> veja este artigo:
> http://free.bsd.com.br/noticia.php3?CAD=1&NOT=172
> e teste o patch citado antes aqui na lista.

Valeu pela dica, isso já até implementei aqui, mas fica algo estatico,
quero que fique dinamico, realmente balanceando de acordo com o consumo

> observacao:
> nao sei se vc ganha ip's validos nestes links adsl
> mas se o tiver talvez nao funcione usar "fwd" simplesmente, mas como os
> dois sao adsl e os modem's sao bridge(eu acho) talvez(talvez :)) funcione.

são modems router (IP invalido)... por causa do IP Dinamico.