[FUGSPBR] um "novo" FreeBSD??

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Qui Maio 13 16:13:59 BRT 2004

Um caso típico (mas não unico):

- Imagine um FreeBSD com 3 interfaces de rede, A, B e C.
- A rede C é interna, e tenho total controle sobre ela.  Sei bem o que pode ou
não pode passar.
- Já as redes A e B são externas, e roteáveis pelo meu FreeBSD, de forma que não
posso filtrar pacotes de A para B e de B para A.
- As redes A e B são dinâmicas, ou seja, não tenho a menor noção de quais
endereços estão de cada lado, o daemon de roteamento é que se preocupa com isso.
- Os endereços internos do roteador são conhecidos, mas podem mudar com relativa
facilidade, e não queria que a firewall dependesse disso.

     Como o ipfw é executado antes e depois do pacote passar, e não durante, não
existe uma forma de filtrar sabendo a origem E o destino do pacote
simultaneamente ANTES dele entrar na máquina.  A opção "me" do ipfw2 ajudou um
bocado, mas eu tenho esse problema com IPv6, e o ip6fw parou no tempo e não tem
nem essa nem um monte de outras opções.

     Outra bastante comum: tenho um roteador com várias interfaces, e as regras
depende da origem e destino dos pacotes em função da interface.  A primeira
coisa a fazer é separar o processamento em grupos para otimizar o processamento
e facilitar a interpretação das regras individualmente.  Por outro lado, existe
um conjunto de regras que eu quero aplicar em algumas, mas não todas as
possiveis rotas.

     Em iptables eu faço uma sub-rotima.  Em ipfw não é possível, pois não tenho
um "RETURN" para o skipto.