[FUGSPBR] Padronização

Seg Nov 1 14:56:17 BRT 2004

Flávio Barros wrote:
> Pessoal, um tema que gerou muita polêmica no mundo Linux foi a questão da
> padronização. Padronização pelo menos dos nomes e locais dos arquivos de
> configuração do sistena. Uns são contra outros a favor. Bem, eu particularmente
> gostaria de tal padronização. Inclusive que houvesse um sistema de gerenciamento de
> pacotes único. O pessoal do Slackware é mais radical com relação a isso.
>
> No mundo do FreeBSD as coisas são mais padronizadas ? Pergunto isso pois estou
> vendo novos projetos surgindo com novas idéias, como por exemplo o DragonFly. Tenho
> [...]

Eu acho que

1 - Isso é assunto para chat em fugspbr.org por não se tratar de discussão
técnica, e sim apenas opiniões pessoais.

2 - Sistemas BSD são sistemas distintos, não possuem um mesmo kernel em
comum como no caso de sistemas Linux. Sistemas BSD se prendem à
conformidade de especificações, e não a padronização entre os sistemas,
apesar de serem parecidos, mas por questòes filosóficas.

3 - Padrão a ser seguido: http://www.freebsd.org/projects/c99/index.html

4 - Qualquer opinião que seja a respeito de padronização (ou falta dela)
pra valer alguma coisa deve ser discutido na lista oficial, do contrário
estaremos apenas tratando de especulações aqui na FUG; no caso do
FreeBSD a lista é
http://lists.freebsd.org/mailman/listinfo/freebsd-standards

5 - Sistemas BSD só tem em comum sua linhagem e filosofia. São sistemas
distintos, e como tal tem formas distintas de fazer algumas coisas. Acho
que pouca gente pensaria em mudar isso.

6 - Sistemas BSD são muito similares. Eles tem uma variação do Ports,
que funciona de forma parecida. Seu processo de atualização também é
parecido. O resto é a abordagem de cada time de desenvolvimento, e
acredite tem desenvolvedores em cada BSD que não vão querer fazer as
coisas como é feita em outro BSD. Mesmo porque normalmente esses são
alguns dos vários motivos que originaram seu fork anteriormente.

7 - Vários sistemas BSD distintos é bom. O ruin é existir vários
sistemas baseados em algum BSD, por exemplo você pegar o OpenBSD e fazer
o seu "MyOpenBSD" ou pegar o FreeBSD, colocar seu nome, digamos
SeilaoqBSD, escrever uns scripts e por na base e chamar de outro sistema
operacional sem mudar nada drástico no kernel que justifique este ser
chamado de um outro SO. Ou seja a idéia de distribuição poluiria o mundo
BSD de forma prejudicial, uma vez que se voce acha que tem boas ideias,
deve contribuir com elas junto ao projeto oficial.

8 - Enfim, em um rodizio e com cerveja o assunto duraria horas, mas o
resultado seria o mesmo, simplesmente porque são sistemas distintos e
como tal não necessitam padronização (e nem é viável).

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.