[FUGSPBR] Servidor de email

Rodrigo Graeff delphus em delphus.org
Ter Nov 2 19:28:42 BRST 2004

----- Original Message -----

 > From: Welington F.J To: fugspbr em fugspbr.org Sent: Monday, November
 > 01, 2004 7:06 PM Subject: [FUGSPBR] Servidor de email
 >

 > Senhores, Tenho uma duvida sobre qual seria o Sistema operacional
 > ideal ou maquina para rodar uma estrutura de emails, tenho mais de
 > 5mil email rodando em um Pentium(R) 4 CPU 2.80GHz , 1GB de ram, com
 > esta configuracao o servidor ficou estremamente lento algumas
 > vezes. coloquei mais 1 GB o servidor ficou estavel.

          Ótimo hardware,  tenho um server parecido que segura 5 mil
contas de e-mail.

 > Neste servidor roda SlackWare e MTA
 > qmail+vpopmail+mysql+qmail-scanner+clam

          Excelente escolha, sem dúvida terá ótima performance.

 > Será que o Linux não suportou esse volume de dados? Se eu migrasse
 > para FreeBSD obteria melhor desempenho?

          Posso tranquilamente dizer que se não há problemas de
hardware, tu tens uma má configuração do serviço de email no seu
conjunto. Tanto faz usar slackware com kernel 2.4 ou freebsd 4.10
terias boa performance em ambos.

 > Atualemnte tenho 2MB de link e vai para 2,5 ou 3MB

          Tens também uma ótima banda, realmente creio que seu
problema esteja na configuração dos serviços acima citados.

 > Quais as vantagens do FreeBSD vs Linux?

          Creio que nesta lista de discussão este assunto é suspeito
de ser desenvolvido,  porém existe muito para ser lido no histórico,
sugiro que pesquise antes de levantar este ponto.

 > Att,

Abraço,

--
Rodrigo Graeff