[FUGSPBR] Problema de Buffer.

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Seg Nov 8 08:11:21 BRST 2004

Christiano Farina Haesbaert wrote:
> [...]
> essa mensagem:
>
> Nov  6 19:17:42 marx /kernel: All mbuf clusters exhausted, please see
> tuning(7).
>
> li o man page, diz como aumentar o tamanho do buffer e etc, mas a
> questao eh q o servidor tem mais de 1 ano e nunca deu esse tipo de
> problema, e agora basta ligar o mldonkey coias q eu sempre fiz, e estora
> o buffer.
>
> Dei um netstat -m e veio isso.
>
> 69/3952/9856 mbufs in use (current/peak/max):
>         69 mbufs allocated to data
> 64/2464/2464 mbuf clusters in use (current/peak/max)

  Isso indica que alguma vez ele já bateu no limite de 2464 mbuf clusters.

> 5916 Kbytes allocated to network (80% of mb_map in use)
> 73940 requests for memory denied
> 7763 requests for memory delayed

  Várias requisições de memória foram negadas ou atrasadas.

> 0 calls to protocol drain routines
>
> Tenho fortes suspeitas q a minha placa de rede ta estorada, ela ja vinha
> me encomodando um pouco, é possivel q a placa de rede nao desbuferize
> corretamente ?

  Os mbufs são utilizados quando o FreeBSD lê os dados da memória da
placa de rede e grava na RAM, não acho que haja problema nessa parte.

  Além de aumentar o número de mbuf clusters na configuração do kernel
verifique também se o servidor está realmente com memória disponível.

--
Giovanni P. Tirloni