[FUGSPBR] PostFix - size_limit

Ricardo Campos Passanezi riccp em ige.unicamp.br
Qua Nov 10 11:00:26 BRST 2004

On Wed, Nov 10, 2004 at 10:17:13AM -0200, Reginaldo Filippus wrote:
> Bom dia pessoal, tudo bom?
>
> 2 duvidas:
>
> Estaremos utilizando somente webmail para gerenciar os emails, e quero
> denominar um tamanho maximo para a pasta/caixa de cada email para não
> estourar o tamanho do /var, nesse caso 100mb.
>
> 1- Sei que posso utilizar as linhas abaixo no arquivo  "
> /usr/local/etc/postfix/main.cf " :
>
> # Tamanho da caixa de 100MB
> mailbox_size_limit = 102400000

Nem todas as opções estão no main.cf padrão.

Rode "postconf mailbox_size_limit", que você verá como está setado. Mais
detalhes sobre o postconf: man postconf.

> Não achei esse linha então adicionei, mas achei outra linha, a:
> virtual_mailbox_limit =
>
> Qual a diferença entre essas duas linhas? É a mesma coisa?

Referência: http://www.postfix.org/postconf.5.html (ou man 5 postconf)

mailbox_size_limit (default: 51200000)

    The maximal size of any local(8) individual mailbox or maildir file,
or zero (no limit). In fact, this limits the size of any file that is
written to upon local delivery, including files written by external
commands that are executed by the local(8) delivery agent.

    This limit must not be smaller than the message size limit.

virtual_mailbox_limit (default: 51200000)

    The maximal size in bytes of an individual mailbox or maildir file,
or zero (no limit).

> 2- Achei o arquivo " /usr/local/etc/postfix/@ " com varias linhas de
> configuração, inclusive a " mailbox_size_limit = ". Estou alterando o
> arquivo certo? Se estou, para que serve esse arquivo @.

Você deve mexer no main.cf e master.cf.

--
Ricardo Campos Passanezi -  Administrador de Rede
Chave PGP e GPG Pública em: http://www.ige.unicamp.br/~riccp