[FUGSPBR] Histórico de comandos no OpenBSD

Qui Nov 18 09:46:00 BRST 2004

Moacyr Francischetti Corrêa wrote:
> Olá!!!
>
>      Estou com um problema que deve ter solução fácil mas minha
> ignorância no assunto me impede de resolvê-lo.
>      Há algum tempo trabalho com FreeBSD. Hoje fui me aventurar no
> OpenBSD para testar o pf com altq (já tenho rodando isso no Free, mas
> quero comparar com o Open).
>      O problema é o seguinte: me dá raiva quando teclo "flecha pra cima"
> e não vem o comando que digitei anteriormente. No FreeBSD isso é
> automático. Como habilito no OpenBSD?

Isso é porque, se voce usa a shell padrão no FreeBSD, a shell que voce
usa é a tcsh(1), uma variante da C Shell (csh) com mais recursos,
enquanto o OpenBSD usa a csh(1).

Mas a C Shell pode fazer o que você quer, procure na pagina de manual da
shell e do cshrc as opções de ativar history-up e history-down. Ou
simplesmente instale a tcsh via ports, se achar mais conveniente. A
diferença de tamanho entre ambos é de cerca de 100K, compilados
dinamicamente, enquanto em memoria real (RSS) a diferença cai pra cerca
de 20K. Num PicoBSD isso seria decisivo, em um sistema convencional é
irrelevante.

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli