[FUGSPBR] Backup do MailDir - Sendmail!

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Sex Nov 19 01:16:50 BRST 2004

    Na versão 5.x voce pode dar uma "congelada"
num sistema de arquivos, i.e., ter uma versão de
como ele estava em um certo instante. Para ter
maiores detalhes consulte:

http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/snapshots.html

    É a página do manual que fala do assunto.

    Você faz um snapshot do sistema de arquivos
onde estão os e-mails, monta-o, e faz o backup do
snapshot, e não do sistema de arquivos. No caso
deve ser o /var, que até o exemplo que está no
handbook. No final remove o snapshot com rm. O
handbook tem a receita de bolo. Isto funciona com
qualquer MTA (Mail Transport Agent).

    O snapshot representa o estado do sistema de
arquivos no momento de sua criação, congelado,
de modo que qualquer alteração no sistema de
arquivos não se reflete no snapshot.

    Eu ainda não usei este recurso, mas adorei a
sua existência. Vou usar nos backps dos próximos
servidores FreeBSD que eu instalar.

    Mas e-mail é alho MUITO dinâmico. Realmente
muito dinâmico. Imagine que você faz o backup de
noite, usando snapshot, e ao meio dia o HD morre.
Tudo que chegou entre o snapshot e o momento
da pane estará perdido.

    A alternativa é usar algum sistema de backup em
tempo real, que faça backup no momento que o e-mail
chegue. O Mailbkp que eu criei serve nesta hora.
Ele faz backup dos e-mail enquanto estão chegando.
Este backup deve ser colocado em outro HD, e não
no HD em que estão os e-mails, senão perderia-se os
originais e os backups em caso de pane.

    Uma correção. Eu criei o Mailbkp baseado em um
Milter exemplo. O Milter exemplo não fazia exatamente
o que eu precisava, mas era próximo o suficiente para
ser adaptado em algumas horas de trabalho.

    Recentemente eu modifiquei o Mailbkp para ficar
mais fácil fazer algumas coisas com ele. Os nomes dos
arquivos gerados parou de ser randômico e passou a
ser a hora e a data de chegada do e-mail. Isto facilita
em muito a recuperação dos e-mails no caso de pane.
Se restaura o backup, e depois os e-mail que chegaram
depois do backup. Mas a restauração pode exigir algum
conhecimento de shell script, se a quantidade for grande.

    Pretendo disponibilizar em breve a nova versão do
Mailbkp.

       Atenciosamente,
             João Rocha.

goffredo em goffredo.eti.br