[FUGSPBR] Opcoes do kernel

Ricardo Alves dos Reis ricardo_bsd em yahoo.com.br
Sex Nov 19 22:41:15 BRST 2004

Antonio Torres wrote:

>Já tenho maquinas rodando com pf sem nenhuma diferenca perceptivel de
>performance (inclusive uma bem fraquinha: Pentium 166 + 64MB RAM ;) mas
> ainda não fiz nenhum teste com bridge.

   Esse é o tipo de hardware que procuro para as bridges... tenho até
pentium pro é da pra baixo huhue
   oq manda mesmo é o fifo da placa de rede tendo de 4 a 8k da blz!

>Meu proximo passo é testar o pf + ipfw !! ... nem imagino o que me
>espera... (quem checa os pacotes primeiro ?)

  Fiz isso em um servidor de produção "proxy"  +/- 2000 usuarios
"10Mbit/s", com pf "7 mil regras na tabela de estado"  pf modulo) e free
5.2.1 .. Não faz essa kra pelo 5.2.1 antes ele era 5.1 ;-( o suporte a
u320 e a nss_ldap foram primordiais ... uffa que o 5.3 chego que trampo
que me deu esse server hueheu!
 Precisava testar o pf sobre alta carga e tambem aproveitar para tirar o
natd que estava consumindo muitos ciclos
do meu Xeon, logo depois subi o ipfw (para tentar fazer controle via
mac) tambem em modulo e o pf era lido primeiro.
  Cheguei até a adcionar +/- 1500 linhas de ipfw e as interrupções foram
a + uns 20 % fora o delay do acesso a net que de um delay huehue :-(
  Agora quem sabe o ipfw rodando sobre pfil hooks vai saber ...!!

 Atenciosamente

 Ricardo A. Reis
 UNIFESP - DIS