[FUGSPBR] Atualização do FreeBSD

Sérgio so_shneves em pop.com.br
Dom Nov 21 13:44:30 BRST 2004

Prezados,
Tenho algumas dúvidas com relação a atualização do FreeBSD e precisaria de algumas
explicações à respeito.
Tenho um servidor que uso como teste para desenvolver páginas para a internet.
Inicialmente instalei a versão 5.1. Na época da instalação eu fiz uma atualização
via "CVSUP" e ele renomeou a versão para "5.1-RELEASE-p17". Depois que fiz a
atualização eu removi o diretório "ports" para liberar espaço em disco. Como baixar
os pacotes que compõem a versão é algo realmente vantajoso no FreeBSD não me
preocupei quando removi o diretório. Agora precisei instalar um programa via
"ports" e não existe mais disponível nos servidores a versão 5.1. Resolvi baixar a
atualização da versão 5.2, que na realidade parece que é a 5.2.1. Minhas dúvidas
são as seguintes:
1) O que significa o "p17" quando fiz a primeira atualização? Aliás, achei que
quando fizesse a atualização ele continuaria como "5.1-RELEASE". Quando fiz a
atualização e a versão passou a se chamar "5.1-RELEASE-p17" ele restringiu ainda
mais as opções de servidores que possuiam essa versão, digamos "específica".
Acredito que deva acontecer a mesma coisa quando fizer a atualização para a 5.2.
2) Porque quando o FreeBSD tenta fazer a atualização ele procura pela versão
completa? No meu caso ele estava tentando localizar a versão "5.1-Release-p17". É
possível burlar essa exigência do sistema só para atualizar os ports? Isso é
aceitável ou é melhor atualizar todo o sistema?
3) Migrando para a versão 5.2 é claro que em alguns ou talvez na maioria dos ports
disponíveis as versões dos programas serão diferentes. É necessário atualizar os
programas que foram instalados na 5.1 quando fizer a atualização para a 5.2?
4) Se não atualizar os programas que foram instalados através dos "ports" na versão
5.1 pode ocorrer algum problema?
5) Usar o comando "CVSUP" para baixar a versão, compilar a nova versão não é tarefa
difícil, mas eu ainda não consegui fazer com que os ports baixados através do
"CVSUP" fossem instalados. Alguém poderia me informar um local onde posso achar
informação para fazer essa parte da atualização. Nos manuais do FreeBSD as
informações que encontrei não me ajudaram.

Aos que puderem me ajudar, agradeceria.
E se alguém tiver mais alguma coisa a acrescentar sobre as dúvidas acima que são
importantes e não mencionei fiquem a vontade.

Grato,

Sérgio