Re: [FUGSPBR] Atualização do FreeBSD

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Seg Nov 22 09:26:51 BRST 2004

On Sun, 21 Nov 2004 13:44:30 -0200 (EDT), Sérgio <so_shneves em pop.com.br> wrote:
> [...]
> atualização da versão 5.2, que na realidade parece que é a 5.2.1. Minhas dúvidas
> são as seguintes:
> 1) O que significa o "p17" quando fiz a primeira atualização? Aliás, achei que
> quando fizesse a atualização ele continuaria como "5.1-RELEASE". Quando fiz a
> atualização e a versão passou a se chamar "5.1-RELEASE-p17" ele restringiu ainda
> mais as opções de servidores que possuiam essa versão, digamos "específica".
> Acredito que deva acontecer a mesma coisa quando fizer a atualização para a 5.2.

Seguinte, vou te dar um exemplo bem recente.

Saiu esses dias o 5.3-RELEASE, logo depois, descobriram uma falha de
seguranca no comando fetch, entao lancaram uma correcao, se vc baixou
o src RELENG_5_3 e recompilou, o seu 5.3 virou 5.3-p1, pq jah recebeu
1 patch de correcao. Se amanha sair outro patch, vai ser p2, e assim
por diante

> 2) Porque quando o FreeBSD tenta fazer a atualização ele procura pela versão
> completa? No meu caso ele estava tentando localizar a versão "5.1-Release-p17". É
> possível burlar essa exigência do sistema só para atualizar os ports? Isso é
> aceitável ou é melhor atualizar todo o sistema?

No seu caso, o ideal seria atualizar o Free para 5.3, que eh a versao stable.

No caso do ports, o normal eh vc usar sempre o CURRENT, o ports eh
diferente do src, vc pode usar sempre a tag=. que contem os pacotes
mais novos.

> 3) Migrando para a versão 5.2 é claro que em alguns ou talvez na maioria dos ports
> disponíveis as versões dos programas serão diferentes. É necessário atualizar os
> programas que foram instalados na 5.1 quando fizer a atualização para a 5.2?

Entao, encare o ports como uma coisa separada do SO, vc pode ter um
5.1 rodando e manter todos o sports atualizados, ou pode atualizar o
SO pra 5.3 e manter suas versoes antigas dos ports.

> 4) Se não atualizar os programas que foram instalados através dos "ports" na versão
> 5.1 pode ocorrer algum problema?

Nao necessariamente, mas por exemplo, algumas libs mudaram de versao
na versao 5.3, seus programas foram compilados com as versoes antigas,
entao isso pode ser um fator e gerar algum problema.

No /usr/src/UPDATING do 5.3 tem explicacao de como contornar esse problema.

> 5) Usar o comando "CVSUP" para baixar a versão, compilar a nova versão não é tarefa
> difícil, mas eu ainda não consegui fazer com que os ports baixados através do
> "CVSUP" fossem instalados. Alguém poderia me informar um local onde posso achar
> informação para fazer essa parte da atualização. Nos manuais do FreeBSD as
> informações que encontrei não me ajudaram.

Voce usa o cvsup e atualiza a arvore do ports em /usr/ports
normalmente, entao vc vai no diretorio e instala

exemplo:
cd /usr/ports/www/squid
make install clean

Isso vai instalar o squid

Depois, pra atualizar, eh recomendado a utilizacao do portupgrade

cd /usr/ports/sysutils/portupgrade
make install clean

> Aos que puderem me ajudar, agradeceria.
> E se alguém tiver mais alguma coisa a acrescentar sobre as dúvidas acima que são
> importantes e não mencionei fiquem a vontade.

[]´s e Boa Sorte!
--
Renato Botelho
ICQ: 54596223