[FUGSPBR] Vinum

Ter Nov 23 12:03:28 BRST 2004

ragazzi em unitau.br wrote:

> Alguém manja Vinum? Ele é mesmo o mais indicado pra juntar duas partiçoes numa
> só?!?! Plz help!

Conseguiu formatar o segundo HD? Pelo sysinstall(8) ou na mão? Eu ia
responder que seu problema com dd(1) podia ser securelevel do kernel mas
  nao deu tempo hehe.

Se voce usar FreeBSD 5 tente o gconcat (man 8 gconcat -- na pagina tem
exemplos de como usar). Uma opção bastante usada desde muito tempo é o
growfs(8), nesse caso voce precisaria apagar uma das partições e mandar
a primeira crescer no espaco livre. Mas nunca tentei como no seu caso
provavel, de extender para outro disco, nao sei se é possivel mas vale
dar uma olhada pela simplicidade do growfs.

Se for FreeBSD 4, sim o vinum faz isso que voce quer, só não é la muito
simples.

A melhor literatura que eu conheço sobre Vinum é a ultima edição do "The
Complete FreeBSD" cujo autor é o mesmo autor do Vinum.

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.