[FUGSPBR] Re: (no subject)

Qui Nov 25 16:00:58 BRST 2004

Eduardo Meyer wrote:
> Assim, além de não funcionar também não garante segurança Marcela, já
> que você está abrindo um range alto de portas no firewall. O RDR de
> portas não vai resolver para você. Red

>  >#out on $int
>  >
>  >pass out quick log on $int proto tcp from any to $ftp_server \
>  >       port 21 keep state
>  >pass out quick log on $int proto tcp from any to $ftp_server \
>  >       port 20 keep state
>  >pass out quick log on $int proto tcp from any to $ftp_server \
>  >        port > 49151 keep state

> [...]

No FreeBSD o mapeamento é 1:1 quando você faz isso. Por exemplo:

redirect_port  tcp 10.10.10.20:40000-60000 40000-60000

É feito 1:1 apenas nessas portas. Você pode ainda usar um salto, por exemplo

redirect_port  tcp 10.10.10.20:20000-40000 40000-60000

Nesse caso o que chega na porta 40000 vai p/ 20000, o que chega na 40001
vai pra 20001, ...

O rdr do PF não deve ser assim (nao tenho certeza).

Mas em todo caso, Marcela, se o servidor FTP chegar no mesmo IP do
firewall você pode fazer NAT 1:1 já que mapeamento de porta 1:1 não é
possível. Isso é simples de fazer no FreeBSD, mas com PF você pode fazer
com binat, por exemplo

binat on fxp0 from any to <servidor firewall> -> <servidor interno>

O Binat do PF nao modofica porta. Então não da pra fazer apenas as
portas do FTP para outra maquina. Nesse caso, que eu saiba, natd(8)
mesmo como disse o Eduardo.

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli