[FUGSPBR] Lentidão ADSL BRT

freebsd em depine.com.br freebsd em depine.com.br
Sex Out 1 13:09:43 BRT 2004

Olá Pessoal,

Enviei para a lista a um tempo atras, uma dúvida sobre queda de velocidade
no acesso à internet depois de algumas horas de atividade do servidor.

Uso ADSL Empresa da Brail Telecom (PPPoA) conectado com modem Alcatel
como PPTP com o mpd para fazer a conexão.

Depois disso já fiz vários testes, troquei o modem por um DS-Link, direcionei todas
as portas para o servidor, mas o problema continua, depois de algumas horas
de atividade a velocidade de navegação começa a ficar lenta até ficar impossível
a navegação nas estações de trabalho.

O acesso remoto ao servidor, torna-se tão lento que fica impossível acessá-lo.
Para acessar o site hospedado no servidor via internet também fica muito lento.

O interessante é que do servidor para fora eu consigo pingar no roteador da BRT
e mais alguns endereços sem problemas.

Mais alguns detalhes:

Estou usando uma solução antivírus configurada da seguinte forma:
Sendmail + Clamav-milter + spamass-milter.

Cheguei a cogitar que o problema estivesse sendo gerado na rede interna
do cliente, pois detectei algumas maquinas com vírus gerando muito trafego,
o que poderia estar causando essa lentidão.

Removi essa máquina da rede e funcionou perfeitamente, durante um dia,
depois a lentidão voltou. Se eu reiniciar a conexão com o modem (mpd)
a velocidade volta ao normal.

Se alguém puder me ajudar, de alguma forma ficarei muito agradecido.

[]'s
Gian