RES: [FUGSPBR] SCSI / RAID ! ou SATA com Vinum ?

Frederico Terra Boechat fboechat em mar.com.br
Qua Out 6 11:43:03 BRT 2004

Ainda sobre esse assunto,

Vou lancar um meio off-topic....eu ontem tive que instalar linux numa
maquina com placa-mae que suportamente tem RAID via hardware, mas apenas pro
SATA..e o linux quando foi fazer o particionamento, acusou que eu possuia um
RAID Promise e me mostrou meus dois HD que estao ligados...até ai tudo bem,
mas os hd´s sao IDE, nao SATA, o RAID esta desabilitado na BIOS e eu nao fiz
espelhamento algum. Entao acho que tem muito sentido dizer que eh RAID via
software, pois o linux me mostrou uma configuracao que nao existe!
Detalhe, ele insistiu tanto em tratar como um RAID 1 que eu deixei fazer..e
ele realmente fez um espelhamento ate do /
No FreeBSD nao aconteceu da mesma forma, mas ai fica a duvida:

1) o RAID realmente eh via software?
2) por que  ele me mostrou um RAID se esta desabilitado e se nao funciona na
IDe, so no SATA?

Acho que isso pode dar muito pano pra manga...e ate agora eu naum vi muita
vantagem nisso, a nao ser o RAID do /

Frederico