RES: [FUGSPBR] SCSI / RAID ! ou SATA com Vinum ?

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Sex Out 8 21:09:56 BRT 2004

Frederico Terra Boechat wrote:

> [...]
>SATA..e o linux quando foi fazer o particionamento, acusou que eu possuia um
>RAID Promise e me mostrou meus dois HD que estao ligados...até ai tudo bem,
>mas os hd´s sao IDE, nao SATA, o RAID esta desabilitado na BIOS e eu nao fiz
>espelhamento algum. Entao acho que tem muito sentido dizer que eh RAID via
>software, pois o linux me mostrou uma configuracao que nao existe!
>Detalhe, ele insistiu tanto em tratar como um RAID 1 que eu deixei fazer..e
>ele realmente fez um espelhamento ate do /
>No FreeBSD nao aconteceu da mesma forma, mas ai fica a duvida:

Nas placas Promise, sim.

>2) por que  ele me mostrou um RAID se esta desabilitado e se nao funciona na
>IDe, so no SATA?

    O FreeBSD acha que é RAID se ele achar a assinatura no disco,
independente da controladora ser realmente RAID ou não.  Com isso, se
voce colocar uma controladora RAID os discos, configurar para RAID, e
depois levar para uma controladora comum, vai identifcar como RAID.
Acredito que no Linux seja a mesma coisa, e que foi isso que aconteceu
com voce.

>Acho que isso pode dar muito pano pra manga...e ate agora eu naum vi muita
>vantagem nisso, a nao ser o RAID do /

    EXATO!!!  Poder dar boot e instalar com as vantagens do RAID.  Se
voce acha que o preco da placa nao vale isto, compare com o tempo que
voce perde por estar de forma difierente, e quanto custa a sua hora de
trabalho.  Na primeira pane o sistema se paga.  Isso se nao se pagar já
na instalação.

                                        Jonny

--
João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny em jonny.eng.br