[FUGSPBR] FreeBSD x NetBSD

Christiano Farina Haesbaert cartucho em cartucho.org
Qui Out 14 00:42:10 BRT 2004

Como assim falar mal dos outros, parece q eu to ofendendo alguem, tu
quer q eu expresse o porque de eu nao gostar, ta eu expressei, vou re-
expressar, começando:

1 - performance ruim: a performance é INFERIOR, tanto em i386, quanto em
outras plataformas, dizem ( nunca testei ) q o port do sparc é mais
aceitavel.
Quanto a esse comparativo novo q tu se refere fiquei curioso, pois entre
o 1.6.2x e os demais era realmente MUITO inferior.
se achar o link me passa.

2 - Quando eu me refiro a PKGSRC BUGADO eu quero dizer q há BUGS DEMAIS,
visto q é sub entendido q todo software possui bugs.

3 - Mesma coisa no dump de kernel, a e eu tinha 4 netbsds rodando,
hardware diferentes, e até um ppc.

4 - Não, eles não resolveram a maior parte dos problemas, tanto q o 2.0
atrasou mais de 1 ano.

5 - Em nenhum momento eu "flamiei" o netbsd, eu apenas relatei a
experiencia q eu tive, sem eufemismos.

6 - Sinceramente eu adoraria ouvir q o 2.0 está melhor e competitivo pq
é um sistema interessante, porém há de se adimitir q está atrasado, se o
2.0 for realmente esse diferencial, maravilha vo até testar.

7 - SOs tem propósitos, metas, e o do NETBSD nunca foi performance, e
sempre portabilidade, coisa q eu pessoalmente, considerando tanto minha
condição financeira qto meu espaço geográfico, considero completamente
inútil. Me refiro a espaço geográfico quando digo que nós ( Brasil ) não
temos tanta sucata de arquiteturas antigas , o i386 realmente predomina.
Se eu tivesse 41378193 maquinas de 312837123 plataformas diferentes,
NETBSD era a minha opção.