[FUGSPBR] [Off Topic] pacotes UDP Urgente

Alexandre Bunn bunn em viaip.com.br
Seg Out 18 21:18:50 BRT 2004

Boa noite pessoal

Estou fazendo alguns esperimentos com o FreeBSD 5.2.1 compilado com
suporte ao AltQ.

No caso Tenho duas máquinas ambas com o FreeBSD 5.2.1, sendo que uma delas
tem o Kernel Generic e duas placas de rede fxp0 com ip 192.168.0.2 e fxp1
com ip 192.168.1.2, que vou chamar de M1, e a segunda com o kernel
compilado com Suporte ao Altq com duas interfaces de rede fxp0 com ip
192.168.0.1 e fxp1 com ip 192.168.1.1, neste caso vou chamar de M2.

A maquina M1 tem o Rude/Crude instalados, no caso a minha intensão é a
seguinte:

1 - Em M1 para que ela não faço loopback acrescentei a rota (route add
192.168.1.2 192.168.0.1), para que quando eu envie um pacote com destino a
192.168.1.2 ela force com que o pacote passe pela máquina com o AltQ
instalado (o qual fará o controle de banda) e retorne para M1 através da
interface fxp1 da M2

2 - Com isso eu quero eliminar o problema da sincronização de relógio
entre as máquinas e ter maior precisão em minhas medições de atraso de
pacotes gerado pelo processamento do AltQ em M2

O problema que eu tenho é o seguinte quando dou um ping 192.168.1.2 o
pacote percorre o caminho normalmente sai pela fxp0 de M1, passa pela fxp0
de M2, pela fxp1 de M2 e chega a fxp1 de M1 que tem o ip 192.168.1.2,
agora (em M1) quando rodo o crude (crude -p 5001 -l teste.log &) e em
seguida rodo o rude (que gera o tráfego com destino ao ip 192.168.1.2), os
pacotes saem pela fxp0 de M1, chegam na fxp0 de M2 só que morrem ali, ou
seja a M2 não repassa para a fxp1 (M2) que em seguida deveria entregar ao
destino fxp1 de M1

No kernel não mostra nenhuma mensagem de erro... alguém faz idéia do que
pode ser? O freebsd tem algum controle sobre o tráfego UDP?

OBS.: o firewall de ambas as maquinas está como OPEN

Obrigado pela atenção

Alexandre