[FUGSPBR] Re: Treinamento FreeBSD

alex alexcama em terra.com.br
Qua Out 20 10:35:54 BRT 2004

  Legal Clara, obrigado...

Consegui ver junto a 4Linux o curso de FreeBSD e pretendo fazê-lo..
 Agora alguém conhece o instrutor, o nome dele é Sandro e é da própria
4Linux? se não me engano, ele é fundador do local.
  Qualquer coisa em pvt mesmo.
   Mais uma vez obrigado Clara...

  Alexandre

----- Original Message -----
From: "Clara Moreira" <clarah.m em gmail.com>
To: <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Wednesday, October 20, 2004 12:15 PM
Subject: [FUGSPBR] Re: Treinamento FreeBSD

Nossa eu fiz o treinamento da FreeBSD Brasil
(www.freebsdbrasil.com.br/treinamento.php) em BH, e foi muitíssimo
bom! Um espetaculo. São discutidos tópicos com detalhes que não são
vistos nos cursos da Sun ou da SCO (os que eu já fiz, sobre unix
comerciais), por exemplo, detalhes da alocação de i-nodes no disco e
no kernel, relação bloco/fragmentação, ja tuning na instalacao, tudo o
que o tunefs pode fazer... Foi o primeiro curso que explicou "direito"
o que é i-node, como funciona, porque dizem que o FFS não fragmenta,
etc.

A parte de firewall do treinamento é um show à parte! Incrivel o que
se pode fazer com dummynet principalmente, que eu nao sabia, e com
"fwd" e "divert" do ipfw.

A documentação é boa, uma apostila enorme, mas a aula do instrutor é
indispensável para pegar a "malícia". Quando eu fiz, em BH, meu
instrutor foi o Patrick.

Mas na semana passada acabou outro treinamento, que meu namorado (de
brasilia) fez, foi fechado, para o governo de lá, e ele ficou
igualmente impressionado com o nível do treinamento. O instrutor dele
foi outro, que é um dos desenvolvedores do FreeBSD e gerente de Ports.
Alias meu namô ta falando até hoje como é ter um proprio desenvolvedor
do sistema como instrutor.

Alex, pelo que eu sei o treinamento da FreeBSD Brasil é ministrado em
SP, pela 4Linux, que é parceira deles aí, da uma conversada com eles,
são super gente fina, estão nessa lista, e respondem quase sempre
pessoalmente os e-mails. Pelo que sei tem curso em SP esse ano ainda.

É chique viu!