[FUGSPBR] OpenBSD/NetBSD/DragonFly

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Sex Out 22 11:22:15 BRT 2004

João Carlos Mendes Luís wrote:
>     Na verdade, o Solaris sempre foi M:N.  Só não lembro agora se o M
> era limitado pelo número real de CPUs da máquina ou não.  Ou seja, nesse
> caso uma máquina mono-processada acabaria sendo 1:N, o que na prática
> não é necessariamente ruim, pois a troca de contexto em userland pode
> ser mais rápida que em kernel.

  Oops, eu queria dizer M:N em vez de 1:M.

  Pelo que eu li em alguns emails (nas varias discussões sobre o KSE
que ocorrem na hackers/current) havia grande interesse por parte de
alguns desenvolvedores do Solaris de adotar o modelo 1:1 e hoje o
Solaris já suporta os dois modelos. Mas posso ter entendido errado ou
confundido algo pois já faz algum tempo.

  Aqui vão alguns links para quem estiver acompanhando a discussão e
queira mais detalhes.

  http://www.unobvious.com/bsd/freebsd-threads.html
  http://kerneltrap.org/node/view/624/2874
  http://www.freebsd.org/cgi/man.cgi?query=kse