[FUGSPBR] OpenBSD/NetBSD/DragonFly

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Sex Out 22 11:30:36 BRT 2004

Patrick Tracanelli wrote:

> É, inclusive foi por esse um dos principais motivos que levou o Dillon a
> sair do projeto FreeBSD e criar o DfBSD, enquanto o mundo discutia a
> melhor forma de fazer thread, se era user-level ou kernel-level, o
> FreeBSD resolveu fazer o que ninguem tinha feito, e assumir o Scheduler
> Activations, a fusao de ambos.

Tem algo do NetBSD também sobre Scheduler Activations:

  http://kerneltrap.org/node.php?id=443
  http://kerneltrap.org/node/view/561
  http://web.mit.edu/nathanw/www/usenix/freenix-sa/freenix-sa.html

> As ideias do Dillon eram/sao otimas, mas o FreeBSD ja tinha tomado outro
> rumo :P Vamos ver o que o DfBSD vai oferecer nesse cenario quando ficar
> pronto...

  Queria ter mais tempo pra acompanhar e testar o DfBSD :(

  As mudanças que ele está fazendo são possíveis de ser portadas para
o FreeBSD 5 ? Estou totalmente por fora.

  > Pois é, eu uso tambem, com 5.2.1, em producao e com ambiente de até 4
> processadores, e não tenho problemas maiores, fora uns "Giant Lock"
> hehehe, mas todos eles com resoluções conhecidas, por isso insisto em
> usar (e nego insiste em dizer pra eu parar de usar antes de reclamar hehe).

  Também já usei bastente o 5.x quando todo mundo dizia para ficar
longe mas sabendo quais tipos de problema você pode ter e como
resolvê-los ajuda bastante. Acho que tenho sorte de ter encontrado
sempre hardware que não implicava, heh.

--
Giovanni P. Tirloni