[FUGSPBR] PF para FreeBSD (ALTQ)

Rodrigo Graeff delphus em delphus.org
Sex Set 10 09:20:20 BRT 2004

~    Bueno, porque não começa deixando o seu freebsd 5.x em 5.2.1
última atualização,  baixa altq no link que informei, da um cat no
README e segue à risca o que ele te mostra. Assim:

Faça um backup do seu kernel
# mkdir sys.altq ; cd sys.altq
# (cd ../sys ; tar cf - .) | tar xvf -
Aplique o patch
# patch -p0 < <dir do tar>/sys-altq/sys-altq-freebsd-5.2-release.diff
Copie os arquivos necessários para o source do kernel
# cp -R <dir do tar>/sys/altq .
Agora vá no conf do kernel novo: cd i386/conf (/usr/src/sys.altq)
# cp ALTQ meukernel
Configure o kernel à sua necessidade, lembrando de tirar o suporte ao
SMP das configurações do ALTQ que vem por default e também não
descomentar nenhum módulo do ALTQ para compilar no modo buildin. deixe
apenas o options ALTQ mesmo (a não ser que tu tenha dual processor claro).
Descomente:
#options        PFIL_HOOKS      # Packetfilter hooks
#options        RANDOM_IP_ID    # Used by pf, good for security
Configure e compile o novo kernel ao seu padrão, após instale.
Faça o link necessário para compilar o pf com suporte a altq:
# ln -s /usr/src/sys.altq/altq /usr/include/altq
Compile utilitários do source do ALTQ no diretório do tar
# cd <dir do tar>/usr.sbin
# make && make install
Copie o arquiusr.sbin/altq/altqd/altq.conf.samples/vo de configuração
default dentro do diretório <dir do tar>
usr.sbin/altq/altqd/altq.conf.samples/ para /usr/local/etc , configure
e rode:
# altqd -f <altqd.conf>
Veja as atividades:
# altqstat -w 2
Vá ao port do pf (/usr/ports/security/pf) e compile ele agora com o
suporte ao ALTQ, compile também as extensões do pf que o colega
mensionou mensagens atrás.
Após, é tu e o google meu amigo.

Abraços,

Gustavo wrote:

| Então amigo...
|
| Você poderia me ajudar ? eu quero implementar o altq em um gateway
freebsd aqui mas não sei nem por onde começar, já dei uma "googleada"
no assunto mais não encontrei muita informação, se puder dar alguma
luz pro assunto !

| eu poderia usar um tutor de CBQ pra configurar o Altq ??? dúvidas
desse tipo são pertinentes.

| Valeu !

- --
Rodrigo Graeff
delphus em delphus.org
www.delphus.org
icq: 9636816
Public PGP Fingerprint
D28D A200 AFF0 D484 9F7A 2BB5 2E1B 30DF D472 D7D2
Free Software for all